"Onde Judas Perdeu as botas?" - Significado

[Judas.jpg]A expressão "onde Judas perdeu as botas" é usada para designar um lugar distante, desconhecido e inacessível.
Existe uma história não comprovada que relata que após trair Jesus, Judas enforcou-se em uma árvore sem nada nos pés, já que havia posto o dinheiro que ganhara por entregar Jesus dentro de suas botas. Quando os soldados viram que Judas estava sem seus sapatos, saíram em busca dos mesmos e do dinheiro da traição. Nunca ninguém ficou sabendo se tais botas foram achadas.

 Em muitas pinturas antigas que chegaram até nós, Judas Iscariotes aparece calçando botas, peças do vestuário que dois mil anos antes de Cristo já eram usadas pe-los assírios, que as chamavam de borzeguins, da mesma forma como os artistas cômicos da Grécia antiga calçavam seus coturnos e os soldados das legiões romanas as botas pesadas e guarnecidas de pregos, que lhes deixavam os dedos de fora. Mas como em outras telas ele era retratado sem elas, a passagem do tempo e a idéia de que botas estariam ligadas às pessoas que viajavam muito e por isso chegavam a lugares

distantes, perdidos nos confins do mundo, provavelmente fez surgir o comentário jocoso “onde será que Judas perdeu as botas?” . A isso se deve acrescentar o fato de que os cristãos não perdoavam os suicidas, e que segundo a crença religiosa, o crime que eles cometiam contra si mesmos os condenava a vagar eternamente numa jornada sem lugar de chegada. Esta é outra explicação dada à frase-feita. 

Uma terceira versão se popularizou muitos séculos depois disso. Segundo ela, quando Jesus passou diante da tenda do sapateiro Ashaverus, carregando a sua cruz em direção ao monte Calvário, este deixou de lado o que fazia e correu para empurrar e maltratar o Messias. Por isso recebeu o nome de Judeu Errante, porque foi condenado a permanecer vagando pelo mundo, até quando Jesus voltar à Terra. Daí porque a expressão “onde Judas perdeu as botas” simboliza um lugar distante e desconhecido, localizado ninguém sabe onde e muito menos desconfia de como fazer para chegar até lá.  

0 comentários:

Postar um comentário

 
Afraid - Sinta o Medo © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, website, and Home Page