A Noite da Alteridade

Não importa o quanto tentamos definir o que é “bruxaria” – ela ainda preservará seu mistério – e acredito que esta é a forma que reconhecemos a presença da estirpe tradicional que constitui as artes e ofícios da bruxaria.

No centro do que define uma bruxa, encontramos a marca e o sangue. Não importa o continente ao qual nos voltamos, descobrimos que o ícone da bruxa está mergulhado em alteridade. Ela, ou ele, é aquilo que escapa das definições, e através desta pobreza lingüística que a tendência ocidental seja a de pintar a bruxa com pinceladas diabólicas e a tinta das noites esquecidas, e de fato, a bruxa é uma filha da noite - pois é na noite, sob a regência e sopro da Lua que o sangue antigo é vivificado.

A idéia de que a bruxa ou feiticeira seja alguém que não é deste mundo, algo desregrado, indomado e potencialmente destrutivo é encontrado da Noruega à África. Podemos exemplificar isso pela prática do seiðr, uma arte praticada pela Volva - e comumente entendida como um conhecimento possuído pela vanir Freya.
Na verdade isso não é verdadeiro, Freya foi ensinada por Hyrrokin – ou Heid – quem a iniciou nestas artes - e, através disso, vivificou o sangue feiticeiro de Freya. O sangue aqui em questão aqui é o de Ymir, o primeiro gigante que foi abatido e transformado em criação. A “bruxa” ou fjølkynnig nasceu de seu suor e sangue - uma raça pré-titânica anterior aos deuses dos homens mortais. Da mesma forma, no Japão, China, assim como Rússia e Europa Oriental, a bruxa e o feiticeiro são constantemente associados com Dragões e estrelas cadentes – algo estranho e fora da ordem solar. Da mesma forma encontramos as “bruxas” na África Ocidental descritas no corpo de ensinamentos de Ifá, ao entrarem no mundo através do engano e trapaça - mas que prosseguem definindo sua função no mundo - que é ligada à noite, à calamidade, mistério e os pássaros da noite...

Em todas essas culturas o vôo noturno é um tema comum, seja para resgatar colheitas danificadas, seja para curar ou prejudicar a sociedade. O vôo noturno é possível por causa da estirpe especial da bruxa – um legado atribuído por muitos ao Senhor Caim e a hoste de anjos caídos que definem a bruxa para além da ordem cívica. Por conta disso, a “bruxa” sempre perceberá o mundo de forma diferente, porque a bruxaria é uma interação dinâmica vívida com os espíritos que habitam o mundo, para bem e para o mal. Isto desafia a ordem solar e qualquer tentativa ordinária de tornar o volátil algo fixo. A Arte das Bruxas se rebela frente ao estático, tal como os ensaios desconectados do folclore e da reconstituição de costumes pagãos. Bruxaria, no sentido tradicional, é um dragão volátil voando através da noite prateada. É aquele “outro” que é visto no canto do olho e o abraço noturno de toda a alteridade que chama o sangue a ser vivificado.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Afraid - Sinta o Medo © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, website, and Home Page