O Fantasma de Tuilleries

Palácio de Tuilleres
O Palácio de Tuilleries (em português: Tulherias) foi um palácio parisiense edificado no século XVI sob ordem da então rainha da França, Catarina de Médicis. Foi residência real de muitos monarcas da época. Com o fim da monarquia, e a instituição do Imperialismo o Palácio entrou em constante declínio.
            A história do Palácio das Tulherias está ligada a uma lenda, a de Jean l'écorcheur. Jean era um açougueiro que tinha a sua banca próximo do palácio, e que terá sido assassinado por ordem de Catarina de Médicis por conhecer certos segredos da Coroa. No momento da morte, terá dito: "eu voltarei". De seguida, terá aparecido ao astrólogo Cosme Ruggieri, ao qual predisse a degradação dos futuros ocupantes do palácio e a sua própria desaparição juntamente com o edifício.
Conhecido sob o nome de "petit homme rouge des Tuileries" (pequeno homem encarnado das Tulherias), assombrava regularmente o palácio, e a sua aparição anunciava sempre um drama àquele que o via. Assim, em Julho de 1792, apareceu à Rainha Maria Antonieta, pouco antes da queda da monarquia; do mesmo modo, em 1815 apareceu a Napoleão I, algumas semanas antes da Batalha de Waterloo. Por fim, apareceu a Luís XVIII e ao seu irmão Conde d'Artois, alguns dias antes da morte do primeiro.
No dia 23 de Maio de 1871, durante o incêndio do palácio, testemunhas afirmaram que, enquanto a cúpula da Sala dos Marechais se afundava nas chamas, a silhueta do pequeno homem apareceu uma última vez numa janela do palácio.
O palácio ardeu durante três dias.  No dia 27 de Maio, restava pouco mais das Tulherias que algumas paredes enegrecidas.

Ruinas do Palácio de Tuilleres

0 comentários:

Postar um comentário

 
Afraid - Sinta o Medo © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, website, and Home Page